O Dia Nacional da Juventude em Groaíras

O Dia Nacional da Juventude de 2013(DNJ 2013), aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Groaíras-CE, e nos proporcionou uma ligação muito forte entre os diversos carismas juvenis da Diocese de Sobral, pois a JUVENTUDE mostrou que está realmente disposta a se unir e lutar pela causa do Evangelho de Jesus Cristo.
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.
Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Nos dizeres de Dalmo Coelho C. Filho, “a juventude brasileira é uma das parcelas mais sofridas da sociedade (a mais atingida pelo desemprego e pela violência), mas a alegria e a vontade de estar junto também são uma de suas marcas”.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) quer exatamente que os sonhos juvenis não sejam sonhados sós. Por este motivo os jovens se organizam e buscam a atenção e a credibilidade dos adultos para podermos produzir novos raios de vida para a sociedade.
Jovens, este ano nós podemos dizer com prioridade que é o ANO da Juventude, tivemos a Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Juventude, a Jornada Mundial da Juventude e a Campanha Missionária: Juventude em Missão.
Aqui em nossa realidade, muitos anos o DNJ da Diocese de Sobral foi realizado apenas com a luta e a garra dos membros da Pastoral da Juventude do Meio Popular(PJMP) e da Coordenação do Setor Juventude, mas desde o ano passado o DNJ além de contar com o grande apoio da PJMP passou a contar com vários outros movimentos de jovens e desde então o mesmo passou a ser organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB da Diocese de Sobral( Setor Juventude da Diocese), esta comissão que foi reformulada pelos bispos do Brasil no Documento de Aparecida, quis trazer  um apoio maior para a juventude católica, pode-se dizer que foi uma união de várias pastorais juvenis, grupos, movimentos, novas comunidades e outros diversos carismas.
Este ano de 2013, o Dia Nacional da Juventude da Diocese de Sobral ficou marcado como o maior dos DNJ’s de toda a história, contando com este ano nós celebramos o 29º DNJ. Tudo isto graças a Deus primeiramente, ao excelente apoio da Paróquia Anfitriã através de toda sua juventude, do belo empenho dos componentes da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB da Diocese de Sobral, do apoio do nosso Bispo Dom Odelir José Magri, dos Párocos de diversas paróquias de nossa Diocese e dos diversos carismas juvenis de nossa Diocesecomo a Pastoral da Juventude do Meio Popular(PJMP), a Pastoral da Juventude (PJ), a Juventude Vicentina(SSVP), a Juventude Franciscana (JUFRA), a Juventude Missionária-POM(JM), a Pastoral da Juventude Universitária (PJU),a Renovação Carismática Católica(RCC) a Comunidade Renascer, a Comunidade Rainha da Paz, a Comunidade Shalom, a Comunidade Maranatá, a Comunidade Anawim, a Comunidade Coração de Maria, a Comunidade Filhos de Sião, a Comunidade Porta do Céu, aos Grupos de Jovens e tantos outros Movimentos Juvenis.
O que mais nos surpreendeu e nos motivou, foi que mesmo debaixo de muita chuva a juventude não recuou e muito pelo contrário, aquela Chuva de Graças, foi o que deixou a nossa festa mais bonita ainda.
Parabéns a todos os jovens da Diocese de Sobral e se preparem porque em 2014 será em Cariré-CE, e nós esperamos que aquele número de jovens que apareceram este ano de 2013 se duplique no ano que vem.
Um grande abraço a todos e que Deus continue a nos Abençoar!

Emanoel Sabino Carneiro
Coordenador da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB da Diocese de Sobral

Arquivado em: Leia Mais

Missa Sobral Curte Paz – Padre Palhano Missa Sobral Curte Paz – Padre Palhano
Congresso Para As Famílias 2014 Congresso Para As Famílias 2014
Congresso Para As Famílias Congresso Para As Famílias
Congresso RCC Sobral Congresso RCC Sobral

© 2014 Portal Diocesano – Diocese de Sobral. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Validados.