O Dia Nacional da Juventude em Groaíras


O Dia Nacional da Juventude de 2013(DNJ 2013), aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Groaíras-CE, e nos proporcionou uma ligação muito forte entre os diversos carismas juvenis da Diocese de Sobral, pois a JUVENTUDE mostrou que está realmente disposta a se unir e lutar pela causa do Evangelho de Jesus Cristo.
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.
Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Nos dizeres de Dalmo Coelho C. Filho, “a juventude brasileira é uma das parcelas mais sofridas da sociedade (a mais atingida pelo desemprego e pela violência), mas a alegria e a vontade de estar junto também são uma de suas marcas”.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) quer exatamente que os sonhos juvenis não sejam sonhados sós. Por este motivo os jovens se organizam e buscam a atenção e a credibilidade dos adultos para podermos produzir novos raios de vida para a sociedade.
Jovens, este ano nós podemos dizer com prioridade que é o ANO da Juventude, tivemos a Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Juventude, a Jornada Mundial da Juventude e a Campanha Missionária: Juventude em Missão.
Aqui em nossa realidade, muitos anos o DNJ da Diocese de Sobral foi realizado apenas com a luta e a garra dos membros da Pastoral da Juventude do Meio Popular(PJMP) e da Coordenação do Setor Juventude, mas desde o ano passado o DNJ além de contar com o grande apoio da PJMP passou a contar com vários outros movimentos de jovens e desde então o mesmo passou a ser organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB da Diocese de Sobral( Setor Juventude da Diocese), esta comissão que foi reformulada pelos bispos do Brasil no Documento de Aparecida, quis trazer  um apoio maior para a juventude católica, pode-se dizer que foi uma união de várias pastorais juvenis, grupos, movimentos, novas comunidades e outros diversos carismas.
Este ano de 2013, o Dia Nacional da Juventude da Diocese de Sobral ficou marcado como o maior dos DNJ’s de toda a história, contando com este ano nós celebramos o 29º DNJ. Tudo isto graças a Deus primeiramente, ao excelente apoio da Paróquia Anfitriã através de toda sua juventude, do belo empenho dos componentes da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB da Diocese de Sobral, do apoio do nosso Bispo Dom Odelir José Magri, dos Párocos de diversas paróquias de nossa Diocese e dos diversos carismas juvenis de nossa Diocesecomo a Pastoral da Juventude do Meio Popular(PJMP), a Pastoral da Juventude (PJ), a Juventude Vicentina(SSVP), a Juventude Franciscana (JUFRA), a Juventude Missionária-POM(JM), a Pastoral da Juventude Universitária (PJU),a Renovação Carismática Católica(RCC) a Comunidade Renascer, a Comunidade Rainha da Paz, a Comunidade Shalom, a Comunidade Maranatá, a Comunidade Anawim, a Comunidade Coração de Maria, a Comunidade Filhos de Sião, a Comunidade Porta do Céu, aos Grupos de Jovens e tantos outros Movimentos Juvenis.
O que mais nos surpreendeu e nos motivou, foi que mesmo debaixo de muita chuva a juventude não recuou e muito pelo contrário, aquela Chuva de Graças, foi o que deixou a nossa festa mais bonita ainda.
Parabéns a todos os jovens da Diocese de Sobral e se preparem porque em 2014 será em Cariré-CE, e nós esperamos que aquele número de jovens que apareceram este ano de 2013 se duplique no ano que vem.
Um grande abraço a todos e que Deus continue a nos Abençoar!

Emanoel Sabino Carneiro
Coordenador da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB da Diocese de Sobral

Arquivado em: Leia Mais

You might like:

Missa Sobral Curte Paz – Padre Palhano Missa Sobral Curte Paz – Padre Palhano
Congresso Para As Famílias 2014 Congresso Para As Famílias 2014
Congresso Para As Famílias Congresso Para As Famílias
Congresso RCC Sobral Congresso RCC Sobral

Deixar uma Resposta

Enviar Comentário
© 2014 Portal Diocesano – Diocese de Sobral. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Validados.
Desenhado por Theme Junkie.